LUDENS VIDEOGAME |
do livro
IMA/97 - FRANKFURT GAMES NEWS Nº 44 - JAN/FEV/97
AS FEIRAS DE FRANKFURT Frankfurt está no centro geográfico da Europa, na confluência e ponto de passagem de todas as rotas comerciais. Desde a Idade Média. Foi no século XIII que os fazendeiros da região começaram a se reunir na cidade para comprar e vender suas mercadorias. Depois, no século seguinte, começam as feiras anuais para troca de vinho e lã. Da presença das feiras para o surgimento de um importante sistema bancário na cidade foi um passo. Atrás do desenvolvimento do comércio vem sempre o do sistema financeiro. O primeiro banco na cidade foi fundado em 1402. No século XVI, Frankfurt já era um dos centros comerciais mais importantes do mundo. Até inícios do século XIX mercadores afluíam à cidade trazendo todo seu estoque de mercadorias. Com o advento da produção em escala industrial, as feiras passaram a ser somente de amostras. Lá se fechavam os negócios e os pedidos eram enviados posteriormente. Hoje, mais de um milhão de pessoas acorrem anualmente a Frankfurt para visitar alguma das suas 23 feiras. Todas acontecem no Messe Frankfurt GmbH, o Centro de Feiras Comerciais de Frankfurt. Os dez pavilhões de que se compõe ocupam nada menos que 260.000 metros quadrados. Uma das feiras mais importantes que acontecem lá é a International Motor Show, em setembro a cada dois anos. Ocupa todos os dez pavilhões do Centro de Feiras e dura doze dias. Outra feira já tradicional em Frankfurt é a do Livro. A maior do mundo no seu setor. Sempre no outono, por uma semana, 200.000 pessoas vão a Frankfurt para visitá-la.
IMA/97
Entre os dias 22 e 25 de janeiro deste ano, em Frankfurt, aconteceu a 19ª IMA - Feira Internacional de Máquinas de Diversões e Vending Machines. Ocupando mais de 24.000 metros quadrados, com seus 232 exibidores, sendo 86 de fora da Alemanha, a IMA é, junto com a feira inglesa, uma das mais importantes do mundo. Mais de 13.000 visitantes vindos de 58 países circularam pelos três andares da feira. As perspectivas do setor de diversões são vistas com otimismo na Alemanha, não só pelo pessoal do ramo, mas também pelo Ministro da Economia, Wolfgang Clement que, no seu discurso de abertura, se referiu ao "crescimento da importância do setor devido entre outras coisas à atual flexibilidade dos horários de trabalho". Convém lembrar que a Alemanha está entre os primeiros países do mundo a adotar uma política de redução do horário de trabalho — única forma inteligente de combater o desemprego. A feira alemã prima pela grandiosidade dos seus estandes, resultado evidente de uma sólida economia. Bilhares, juke box, vending machines, videogames, máquinas para jogos de cassino, tudo é apresentado com beleza e eficiência. Devemos destacar aqui o estande da NOVA pela diversidade e qualidade dos equipamento apresentados. Lá fomos muito bem recebidos pelo Sr. Patrick Bachelart, gerente de vendas, que demonstrou grande interesse pelo mercado brasileiro. A próxima exposição alemã — IMA/98 — vai se realizar entre os dias 28 e 31 de janeiro de 1998. Assim, pela primeira vez nos últimos anos, não mais coincidirá com a feira inglesa. Quem quiser visitar as duas terá alguns dias de férias forçadas entre uma e outra.
"EL DIABOLO" DO PEBOLIM
Na Alemanha pebolim é levado a sério. Há torneios regulares e shows na televisão com apresentações de jogadores profissionais. Dieter Thiele, "El Diabolo", um dos campeões alemães, de pebolim estava no IMA/97 mostrando sua inacreditável habilidade e à disposição de quem tivesse coragem suficiente para ser surrado por ele numa rápida partida. Os irmãos Nelson Pinheiro da Silva e Edson Pinheiro da Silva, da DIVERBRAS, jogaram contra o campeão. Prefiro não comentar a partida. Afinal, Nelson e Edson são meus amigos. Mas não há nenhuma vergonha em perder para "El Diabolo". Parte do seu show na televisão consiste em marcar quinze gols, em menos de três minutos, com os olhos vendados...
|
Se você tem perguntas ou comentários a fazer sobre este web site,
por favor, mande um e-mail para ludens@ludens.com.br
|